Desenvolvimento pessoal

Para compreender o desenvolvimento pessoal devemos ter em conta Erikson e a sua teoria de desenvolvimento, este considera que: 
- o desenvolvimento decorre desde o nascimento até à morte através de oito idades, estádios psicossociais.
- Cada idade é caracterizada por tarefas específicas e pela experiência de determinado conflito ou crise.
- Através da resolução do conflito de cada estádio, o indivíduo adquire novas capacidades que se desenvolve.

    1ª Idade (0-18 meses) Confiança vs. Desconfiança
- estádio marcado pela relação que o bebé estabelece com a mãe, e é com esta que ocorre a crise deste estádio
- se a relação com a mãe for satisfatória, desenvolve sentimentos de confiança relativamente aos outros e ao meio.
- se a relação não for satisfatória, desenvolve sentimentos de suspeita, medo e insegurança relativamente aos outros e ao meio.

    2ª Idade (18meses aos 3anos) Autonomia vs. Dúvida e Vergonha
- a criança está apta para explorar activamente o meio
- se for encorajada desenvolve autoconfiança e autonomia
- se for muito controlada, desenvolve um sentimento de dependência, de vergonha de se expor

    3ª idade (3-6 anos) Iniciativa vs. Culpa
- neste estádio marca-se a possibilidade de tomar iniciativas sem medo de culpabilidade
- vertente positiva: a criança desenvolve a capacidade para iniciar acções e sente grande prazer quando obtém sucesso
- vertente negativa: quando não é favorecido o desenvolvimento por repressão ou punição, a criança sente-se culpada por desejar comportar-se segundo os seus desejos

    4ª Idade (6-12 anos) Indústria vs. Inferioridade
- na nossa cultura predominam as actividades escolares neste estádio
- se criança corresponde ao que lhe é exigido no processo de aprendizagem, a sua curiosidade é estimulada bem como o desejo de aprender. O sucesso desenvolve nela sentimentos de auto-estima, de competência
- se a criança se sente incapaz de atingir com sucesso as actividades escolares, quando os seus companheiros o atingem, pode desenvolver um sentimento de inferioridade desinvestindo nas tarefas.

    5ª Idade (12-18 anos) Identidade vs. Difusão ou Confusão
- a tarefa fundamental é a construção da identidade que ocorre ao experimentar vários papéis possíveis
- Vertente positiva: formação da identidade pessoal e reconhecimento dos papéis a seguir
- Se não consegue definir papéis que pode ou quer desempenhar, experimenta uma confusão de identidade e de papéis


    6ª Idade (18-30 anos) Intimidade vs. Isolamento
- o adulto desenvolve relações de amizade e de afecto com os outros
- V.P. : desenvolve relações de intimidade
- Se não consegue estabelecer esses laços sociais pode isolar-se distanciando-se dos outros.

    7ª Idade (30-60anos) Generatividade vs. Estagnação
- grande vontade de tornar o mundo melhor e contribuir como membro activo na sociedade, desenvolvendo interesses e actividades produtivas
- V.N.: o adulto não consegue desenvolver actividades úteis para os outros, preocupando-se apenas consigo próprio

    8ª Idade (após os 60anos) Integridade vs. Desespero
- O indivíduo avalia a sua vida
- V.P.: desenvolve um sentimento de realização face ao passado, resultante duma avaliação positiva da vida e desenvolve o sentimento de integridade.
- V.N.: desenvolve um sentimento de que se perderam oportunidades importantes, resultante dum avaliação negativa e da impossibilidade de começar tudo de novo – desespero
- A grande virtude adquirida nesta idade é a sabedoria.